quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

[Notícia] Polícia suspeita de atentado em presídio


ITAJAÍ - Policiais fizeram buscas, ontem, para tentar encontrar os responsáveis pela explosão de uma bomba no Presídio Regional de Itajaí. O artefato foi arremessado para dentro da unidade na noite de segunda-feira e quase atingiu agentes prisionais que estavam no pátio. Análise preliminar do material recolhido afastou a possibilidade de se tratar de uma bomba de fabricação caseira. A polícia não descarta a hipótese de um atentado contra o Estado.

– A princípio, a intenção era danificar o presídio. A explosão fez um buraco na parede, danificou o forro. Mas ainda é cedo para firmarmos essa posição – disse o delegado Celso Pereira de Andrade, da Divisão de Investigações Criminais de Itajaí (DIC).

Ontem ele esteve na unidade para ver de perto os estragos e levantar informações. Duas pessoas em uma moto teriam sido vistas em frente ao presídio no momento da explosão. Os estilhaços atingiram a parede externa e o forro de uma sala de aula.

Embora a polícia trabalhe com a hipótese de atentado, o diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), Leandro Antônio Soares Lima, prefere tratar o fato como algo isolado.

Os material foi recolhido por peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP). Um laudo deverá apontar o ponto de onde o artefato foi arremessado, e a extensão exata dos danos. Se solicitado pela investigação, um exame no Laboratório de Análises Forenses, em Florianópolis, poderá indicar que tipo de explosivo havia na bomba.

O Deap aguarda o resultado das investigações e, por enquanto, não vai reforçar a segurança no Presídio Regional de Itajaí. A unidade, que até a tarde de ontem tinha 402 detentos – mais que o dobro da capacidade – passou há cerca de dois meses por troca de gestão.

Recentemente, o presídio passou a adotar mais rigor na fiscalização na entrada de visitantes e materiais. A mudança teria gerado descontentamento. Mesmo assim, Lima não acredita que tenha sido este o motivo para o arremesso da bomba:

– Não acredito que haja alguma relação com protestos.

Se identificados, os responsáveis poderão responder por dano ao patrimônio, uso de material explosivo e tentativa de homicídio – caso a polícia comprove que alguém poderia ter se ferido gravemente na ação.

dagmara.spautz@santa.com.br

DAGMARA SPAUTZ

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,784,3642133,18854

Nenhum comentário:

Postar um comentário