quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

[Notícia] Berçário é inaugurado no Presídio de Jaraguá do Sul


Bebê inaugurou berçário junto com a mãe, em Jaraguá. (Fpto: Marcele Gouche) 
As presidiárias gestantes do Presídio Regional de Jaraguá do Sul finalmente poderão ficar com seus filhos na unidade prisional até os seis meses de vida. Nesta terça-feira, foi inaugurado um dos mais equipados berçários do Estado. Orçado em R$ 10 mil, o diretor do Presídio, Cléverson Henrique Drechsler, conseguiu colocar o projeto em prática através do apoio do Conselho Comunitário Penitenciário de Guaramirim.
O lugar arejado, numa área de 45 metros quadrados, fica na ala feminina da unidade. Conta com quatro camas, banheiro e é equipado com fraldário, água quente, aparelho de nebulização e outros acessórios importantes para as crianças. Os berços chegam ainda esta semana, através do esforço do Conselho Penitenciário de Guaramirim.
O pequeno Alex, de cinco meses, se aconchega no novo lar desde terça-feira, junto com a mãe, de 36 anos. A detenta, presa há um ano e oito meses por tráfico, engravidou dentro do presídio, durante as visitas que recebia do marido, também recluso da unidade. Como o berçário estava em construção, ela ganhou o direito de ficar com o bebê até a conclusão da obra. Durante a gestação, a presa ocupava o alojamento coletivo com mais 35 internas. Desde que o bebê nasceu, passou para uma cela separada e a contar com o auxílio de colegas para cuidar do bebê. A mãe tem o apoio incondicional da sogra, também detenta. “Aqui é muito melhor. É arejado, tem espaço pra ele brincar e o bercinho para melhor conforto”, comemora a mãe. Pela lei, toda a criança tem direito de ficar com a mãe presidiária até o seis meses. “Eu saio em alguns meses e vou pedir para a Justiça deixá-lo comigo até eu ganhar a liberdade”, almeja. A mulher, assim como a sogra, trabalha dentro da unidade prisional na produção de materiais para uma empresa de instrumentos musicais. Todo dinheiro que ela e a sogra recebem é investido no bebê com compras de leite em pó, fraldas, frutas e outros mimos para o pequeno. O pai também auxilia com o salário que recebe com os trabalhos que realiza para a empresa Tritec, dentro do Presídio. Na unidade de Jaraguá, mais de 80% da comunidade carcerária trabalha.
Direito
A lei número 1.942/09 é clara: todo presídio que abriga mulheres precisa estar equipado com berçários para crianças até seis meses e creches para crianças de até sete anos. Poucas unidades do Estado cumprem a lei. O berçário de Jaraguá do Sul será um dos mais equipados de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário