terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Nova penitenciária em Imaruí será anunciada nesta terça pelo governador de SC


Esperada ansiosamente pelos catarinenses, a construção de nova unidade prisional que deverá substituir, aos poucos, o atual Complexo Penitenciário da Trindade será anunciada nesta terça-feira (20) pelo governador Raimundo Colombo (DEM). A nova estrutura será construída na cidade de Imaruí, no Sul do Estado, onde foi realizada uma série de reuniões com a comunidade na última semana. O projeto original foi alterado e dividido em dois centros: presídio regional  e penitenciária.

A nova unidade de segurança máxima terá capacidade para até 1.200 presos. E deverá contar com tecnologia de ponta, como monitoramento completo com câmeras, barreiras bloqueadoras para celulares e torres de controle. A segurança na cidade, com a chegada de detentos, foi um dos principais pontos discutidos nas reuniões com os moradores.

Entre os dias 12 e 15 deste mês, técnicos e consultores do governo intensificaram as ações de apresentação do projeto. Cerca de 500 pessoas acompanharam as reuniões no Centro de Imaruí e nas comunidades Cangueri, Aratingaúba e Forquilha do Rio Duna. O terreno com área de 21 mil metros quadrados reservado para a construção da nova penitenciária fica na localidade de Sertão do Cangueri.

Segundo o prefeito Amarildo Matos de Souza, nas últimas reuniões os técnicos do governo manifestaram interesse em iniciar a instalação da unidade em Imaruí. “Foram feitos bastantes encontros para decidir a questão da penitenciária. A decisão está com o governo, estamos aguardando”, afirmou. Ontem,  Matos não quis confirmar se as negociações estavam fechadas. “O governador vai falar sobre o assunto”, limitou-se a dizer.

Município terá retorno em impostos

Imaruí era uma das cidades candidatas a receber a obra. O município terá, em troca da chegada dos detentos, o aumento na arrecadação de impostos. O incremento fiscal será garantido pela construção da obra e pelo recolhimento de ISS (Imposto Sobre Serviço), além de os gastos com os presos serem previstos para  o comércio local. Uma das promessas do governador Raimundo Colombo é intensificar os investimentos na cidade que receber a nova penitenciária.

Paralelamente às negociações com as possíveis áreas em Imaruí,  técnicos do governo também avaliaram terrenos nas cidades de Alfredo Wagner, Bom Retiro e Palhoça. Nenhuma das cidades foi descartada para receber novas unidades.

Segundo o coronel Pedro Abel, diretor de patrimônio da Secretaria de Administração e que liderava as a avaliação das áreas para a construção do novo complexo, o ideal é que o projeto original fosse separado em unidades. “O certo é que tenhamos unidades para presos provisórios e para presos  julgados”, explicou. Como o projeto original do novo complexo previa a criação de 2.200 vagas e o anunciado para Imaruí terá capacidade para receber no máximo 1.200 presos, não está descartada a hipótese de o governador anunciar a construção de outras unidades em outras cidades.

Desativação do complexo é discussão antiga

A transferência da Penitenciária da Trindade, na zona urbana de Florianópolis, é discutida há décadas. O debate se intensificou este ano com duas fugas em massa da central de triagem, de onde fugiram 174 detentos provisórios. O atual prédio, com 81 anos de construção, também apresenta problemas estruturais, que facilitam as fugas.

A nova estrutura contará com ambulatórios, escolas e oficinas dentro do complexo penitenciário. A promessa, segundo os dados apresentados às comunidades, é de que pelo menos 300 empregos diretos sejam criados imediatamente. São vagas de emprego para serviços gerais e para a administração da penitenciária.  Também está prevista a criação de  empregos indiretos no comércio e nas empresas locais que atenderão a demanda da unidade.

O gasto diário dos presos também entrou para os cálculos. Como cada preso gasta em média R$ 50 semanalmente, numa penitenciária com 1.200 apenados, esse valor pode chegar a R$ 52 mil por semana. Os dados foram apresentados à comunidade local pelo diretor do Deap (Departamento de Administração Prisional), Leandro Soares.

Publicado em 20/12-05:12 por: Fábio Bispo. 
Atualizado em 27/12-00:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário