segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Imaruí receberá penitenciária de segurança máxima


Imaruí, no Sul do Estado, receberá o mais novo complexo penitenciário de segurança máxima de Santa Catarina. A penitenciária de Florianópolis será desativada até 2014 para que a transferência seja feita. Há mais de 80 anos o presídio de Florianópolis foi construído e, assim que a nova estrutura estiver pronta, os detentos do regime fechado serão reconduzidos. “Em 90 dias, queremos começar as obras em Imaruí”, projetou o governador Raimundo Colombo, em entrevista coletiva na tarde de hoje, na Capital.

A nova estrutura terá capacidade para 1,2 mil detentos. De acordo com o governador, medidas compensatórias serão concedidas ao município. A primeira anunciada foi a revitalização da SC-437, que liga Imaruí à BR-101. Empresários interessados em se instalar no município terão incentivos do Governo do Estado, inclusive podendo aproveitar a mão de obra dos detentos.

Outra medida compensatória é a criação de empregos. O complexo penitenciário deve gerar cerca de 300 oportunidades na região. “Em média, é contratado um funcionário para cada cinco detentos, desde agentes prisionais até cozinheiras, motoristas, médicos, dentistas, além de serviços gerais e administrativos”, analisou o diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional do Estado de Santa Catarina (Deap), Leandro Soares Lima.

A penitenciária será construída na comunidade de Sertão do Cangueri e terá escola, oficinas, ambulatório e espaço para ressocialização dos presos por meio do emprego.

Colaboração: Rafael Wiethorn / Comunicação SC

Nícola Martins - nicola@engeplus.com.br
Redação Portal Engeplus

Nenhum comentário:

Postar um comentário